Viasat diz que seu WiFi comunitário já cobre 1 milhão de pessoas no México


A operadora de internet por satélite Viasat alcançou a marca de 1 milhão de pessoas cobertas por seu sistema de WiFi comunitário no México. Pelo modelo de negócio, a companhia conecta um estabelecimento de uma pequena cidade a seu satélite e cria um hotspot WiFi. O estabelecimento então vende aos moradores acesso por hora ou por MB consumido.

No México, a venda acontece sob a marca Conectaless. A distribuição dos equipamentos e instalação são feitas pela parceira local Prosperist. Além do acesso à internet, cuja velocidade alcança 50 Mbps segundo a companhia, o modelo também oferece o comércio de serviços convergentes, como VoIP por minuto ou pagamento de contas online.

O próximo passo, conforme a companhia norte-americana, é acrescentar produtos a esse modelo. A Viasat procura parceiros para a venda de serviços de valor agregado na área de microfinanças, bancos móveis, educação e telemedicina.

O modelo é o mesmo que a empresa planeja implantar no Brasil usando o SGDC, satélite pertencente à Telebras. A norte-americana assinou parceria no fim de 2017 com a estatal brasileira, mas passou o ano entre idas e vindas da Justiça devido à reclamação do provedor Via Direta, do Amazonas, que defende a nulidade do contrato. Este, apresenta-se atualmente liberado pela Justiça. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Millicom e Liberty LA desistem de fusão
Próximos Indaiatuba avança na digitalização com soluções caseiras