Verizon e Vodafone fecham acordo de US$ 130 bilhões


A Verizon Communications fechou um acordo para adquirir 45% de seu capital que estava em poder da britânica Vodafone, com a qual detinha uma joint venture, por US$ 130 bilhões, em dinheiro e ações. Pelo acordo, um dos maiores da história das telecomunicações, a companhia assume o controle completo da Verizon Wireless, operadora móvel dos Estados Unidos.

Com o acordo, que deve ser concluído até o mês que vem, a Verizon consolida sua posição no mercado norte-americano, onde concorre com a AT&T e Sprint Nextel, cujas ações (70%) estão sob controle do grupo japonês Softbank.

A consolidação do mercado nos Estados Unidos foi vista com atenção pelas operadoras europeias, envolvidas no debate sobre a criação de um mercado único de telecomunicações na União Europeia, puxado pelo Conselho Europeu. A Telefónica, por exemplo, defendeu nesta segunda-feira (2), durante o XXVII Encuentro de las Telecomunicaciones, a necessidade de uma consolidação no setor na Europa, para que as empresas sejam competitivas em relação às americanas e chinesas, e a simplificação regulatória. A Telefónica atualmente negocia um acordo com a KPN para aquisição da subsidiária alemã E-plus.

O ministro da Industria, Energia e Turismo da Espanha, José Manuel Soria, por sua vez, mostrou que há sintonia com a avaliação da Telefónica. O governante defendeu, durante o evento, que a fragmentação do mercado europeu há causado atrasos na implementação das rede de 4G móveis, assim como atrasos no desenvolvimento dos negócios digitais no bloco. 

A Comissão Europeia, porém, tem discutido a criação de um mercado único europeu de telecomunicações, mas tem dado sinais de que não pretende estimular fusões e aquisições. Pelo contrário, para a entidade, o ideial é que as operadoras buscassem acordos de cooperação e compartilhamento de infraestrutura. (Da redação, com agências internacionais)

Anterior Grandes operadoras investem em serviços OTT
Próximos Cancelamento automático será possível por internet e no call center