Verizon começa a testar 5G já em 2016


A Verizon, gigante norte-americana da telefonia móvel, afirmou hoje, 08, em nota à imprensa, que pretende acelerar o desenvolvimento e implementação de redes 5G nos Estados Unidos para garantir que haja uma rede comercial com a tecnologia funcionando em 2020, ou antes. A companhia revelou que vai iniciar testes de campo da tecnologia de transmissão móvel de dados em ultra banda larga já a partir de 2016.

Participarão dos testes as fornecedoras Alcatel-Lucent, Cisco, Ericsson, Nokia, Qualcomm e Samsung. O grupo de empresas e a operadora formaram, em agosto, um fórum dedicado apenas ao desenvolvimento da quinta geração de redes celulares. Os pontos de teste serão instalados nos centros de inovação da tele em Massachussets e Califórnia.

“O 5G não é mais um sonho de um futuro distante. Sentimos um tremendo senso de urgência para acelerar a tecnologia e mobilizar o ecossistema ao colaborar com os líderes da indústria e desenvolvedores”, diz Roger Gurnani, vice-presidente executivo da Verizon, em nota.

Com a iniciativa, os norte-americanos buscam firmar seu pé no desenvolvimento da próxima geração de redes móveis. Até então, os maiores grupos de trabalho tinham sido criados a partir de iniciativas europeias e asiáticas. O movimento também é uma resposta à redução no ritmo de crescimento do 4G nos EUA, como demonstra relatório da GSA, associação de fornecedores de infraestrutura.

Anterior Telecom Italia amplia número de demissões. Lá.
Próximos Cai adesão ao programa INOVApps, do Minicom