Vendas no segmento de informática e comunicação sobem 5,3% em outubro


As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação subiram 5,3% em outubro frente ao mês anterior. Este foi o melhor resultado entre as oito atividades pesquisadas. Na comparação com outubro de 2018, a alta foi de 4,9%, como mostra pesquisa do IBGE, divulgada nesta quarta-feira, 11.

O segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação variou -0,1% no acumulado de janeiro a outubro. O indicador acumulado nos últimos 12 meses (-0,1%) reduz ritmo de queda nas vendas em relação a setembro (-0,3%).

O IBGE apontou como fatores para o bom desempenho o aumento de 16,1% da concessão de crédito à pessoa física; alta da população ocupada, com avanço de 1,6% (+1,4 milhão) em relação ao igual trimestre móvel do ano anterior. Teve ainda o aumento da massa de rendimento real habitual, 2,6% (+5,3 bilhões) e a redução da inflação de 4,58% em out/18 para 2,54% em out/19.

PUBLICIDADE

As vendas no varejo em geral subiram 0,1% em outubro na comparação com o mês anterior, completando o sexto mês consecutivo de crescimento, com um acréscimo de 2,7% no período. O comércio varejista cresceu 4,2% na comparação com igual mês do ano passado, sendo a sétima taxa positiva consecutiva. Com esse resultado, o varejo acumulou 1,6% de janeiro a outubro frente ao mesmo período de 2018. O indicador sinaliza ganho de ritmo nas vendas no acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,6% em setembro para 1,8% em outubro.

Anterior Telefónica contrata Huawei e Nokia para implantar rede 5G na Alemanha
Próximos Brasil é um dos poucos países onde os cyber criminosos são locais, diz parceiro da NEC