Vendas nas áreas de informática e comunicação recuam 0,2% em setembro


As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuaram 0,2% em setembro na comparação com o mês anterior, influenciadas pelo aumento do índice de inflação no mês, queda dos índices de confiança do consumidor e do comércio. No confronto com igual período do ano passado, o varejo nesse segmento teve alta de 0,8%, desempenho inferior ao registrado em agosto, de 4,5%, como mostra pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira (13).

Nos noves meses de 2018, o volume de vendas de equipamentos de informática e comunicação ficou negativo em 0,2% e 2,4% nos últimos 12 meses na comparação com iguais períodos de 2017. Segundo o IBGE, em setembro foi verificada a redução do ritmo de queda nas vendas em relação aos 12 meses encerrados em agosto, que estava em -2,7%.

A receita das vendas desse segmento recuou 1,7% em setembro na comparação com agosto e 3,1% na comparação anual. De janeiro a setembro, a variação da receita ficou negativa em 4,8% e em 7,7%, considerando os últimos 12 meses.

De acordo com a pesquisa, o comércio varejista nacional caiu 1,3% em setembro frente ao mês anterior, após avanço de 2% em agosto. No confronto com setembro de 2017, o comércio varejista assinalou estabilidade (0,1%). Já os índices foram positivos tanto para o fechamento do terceiro trimestre de 2018 (1%), como para o acumulado dos nove meses do ano (2,3%), ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 3,3% em agosto para 2,8% em setembro, sinaliza perda de ritmo de vendas.

Anterior Amos Genish deixa a Telecom Italia
Próximos Google pronto para lançar táxi sem motorista, nos EUA