Vendas nas áreas de informática e comunicação caem 2,7% em julho


Após resultado positivo no mês de junho (4,1%), as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuou 2,7% em julho, na comparação com o mês anterior. Frente a igual mês do ano anterior, a queda foi de 4,3%, segundo dados da pesquisa mensal do comércio, divulgado nesta quinta-feira (13) pelo IBGE.

No ano, a queda chega a 1% e nos últimos 12 meses, a 3,3%. Quando comparado com o melhor desempenho da série alcançado em janeiro de 2015, o resultado do mês é negativo em 28,1%. O aumento na inflação dos combustíveis e a queda no índice de confiança são apontados pelo IBGE como responsáveis pelo fraco desempenho do varejo nacional.

No tocante a receita, o resultado das vendas  de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuou 1,8% na comparação mensal e 7,7% na comparação anual. No ano, a queda chegou a 6% e a 9,8%, quando se trata dos últimos 12 meses.

Segundo o IBGE, frente a junho de 2018, o volume de vendas nacional recuou 0,5%, terceiro resultado negativo consecutivo. Na comparação com julho de 2017, o comércio varejista recuou 1% com cinco das oito atividades registrando queda nas vendas. No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o volume de vendas registrou avanço de 2,3%, porém foi acompanhado somente por três das oito atividades. O acumulado em 12 meses passou de 3,6% em junho para 3,2% em julho, sinalizando perda de ritmo nas vendas.

Anterior Apple amplia a linha X de iPhones
Próximos Vivo e Ericsson demonstram uso da 5G em telemedicina