Vendas de smartphones devem mais que triplicar até 2016


Relatório da Juniper Research, divulgado hoje (20), mostra que as vendas mundiais de smartphones devem atingir o patamar de 1 bilhão de unidades por ano, nos próximos cinco anos. Em 2010, foram vendidos 302 milhões de aparelhos e as  projeções dos analistas indicam que as vendas podem mais que triplicar até 2016. Os aparelhos com tecnologia mais avançada são os que vão prevalecer nas vendas em cinco anos, impulsionadas pela tendência de queda nos preços destes dispositivos. Os modelos básicos, por sua vez, responderão por cerca de 30% das vendas, segundo a Juniper.

O analista Daniel Ashdown, autor do relatório, observa diferentes comportamentos entre os mercados no mundo: “Em países desenvolvidos, os consumidores vão trocar seus celulares com recursos básicos de vídeo e conexão à internet por um smartphone.  Porém, os preços devem permanecer no mesmo nível dos modelos anteriores. Já nos mercados emergentes, o menor poder aquisitivo dos consumidores e a falta de subsídios das operadoras farão pressão sobre o mercado,  acirrando a concorrência e, com isso, reduzindo o preço dos mesmos aparelhos”, destaca.

A pesquisa aponta ainda  que este desempenho nas vendas também se deve ao impulso gerado no segmento por novas tecnologias, além do lançamento de modelos híbridos, que podem se transformar em outros dispositivos, como tablets e netbooks. (Da Redação, com agências internacionais)

Anterior A Anatel volta a colocar na pauta a sua reestruturação
Próximos América Móvil obtém lucro de US$ 2,07 bi no 2º trimestre