Venda de PCs cai 26% em 2014


Apesar da pequena recuperação no último trimestre de 2014, as vendas de PC no país registraram uma queda de 26%, de acordo com os dados da IDC Brasil, divulgados hoje. Dos 10,3 milhões de computadores comercializados em 2014, 4 milhões são desktops (queda de 31%) e 6,4 milhões são de notebooks (queda de 22%), sendo 29% comercializados para o mercado corporativo e 71% para o consumidor final.

Segundo a consultoria, as vendas de computadores no país foram impactadas por quatro eventos: o carnaval fora de época, a Copa do Mundo, as eleições e a alta do dólar. “Tradicionalmente, março é um mês muito positivo para o mercado de PCs, porém, o carnaval adiado fez com que o 1º trimestre fosse muito negativo em vendas. Logo em seguida, houve a Copa do Mundo e os varejistas focaram em outras categorias de produtos. As incertezas em relação às eleições e a volatilidade da moeda americana também contribuíram para o mau desempenho em 2014”, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.

Entre outubro e dezembro do ano passado foram vendidos cerca de 2,7 milhões de PCs, queda de 25% na comparação com o 4º trimestre de 2013 e alta de 3% na comparação com o 3º trimestre de 2014. Os números do 4º trimestre ficaram dentro das projeções da IDC Brasil, que, ao contrário de anos anteriores, já previa um desaquecimento das vendas no período. (Assessoria de Imprensa)

Anterior MDIC abre consulta para mudança em PPB de bens de telecom e de informática
Próximos Ex-CFO da PT Portugal acusa Granadeiro pelo investimento na Rioforte