As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação em abril avançaram 4,8% em relação ao mês anterior e 4,9% na comparação com igual mês de 2017, conforme dados da pesquisa mensal do comércio, divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. Apesar do resultado positivo, não foram eliminadas as perdas desse segmento de seu ponto mais alto, verificado em janeiro de 2015. A diferença agora é de -25,9%.

Em março, o volume de vendas dos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou recuo de 6,7% na comparação com igual mês do ano passado. Com isso, o acumulado no ano teve expansão de 2,1% e o acumulado nos últimos doze meses ficou praticamente estável (0,1%).

Em abril de 2018, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou 1% frente a março, após avançar 1,1% de março para fevereiro. Foi a décima terceira taxa positiva seguida, embora a menos acentuada. Vale citar o efeito do deslocamento da Páscoa, que exerceu influência negativa nas vendas de abril de 2018. Com isso, o varejo acumulou alta de 3,4% no ano. O acumulado nos últimos doze meses cresceu 3,7%, praticamente mantendo o ritmo de março (3,8%).

Business vector created by Timmdesign - Freepik.com

Business vector created by Timmdesign – Freepik.com