Vendas de equipamentos de informática e comunicação recuam 7% em junho e receita cai 6,8%


As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação despencaram 7% em junho na comparação com igual mês do ano anterior, informa a pesquisa mensal do IBGE do comércio varejista, divulgada nesta quinta-feira (14). A receita caiu 6,8% ante junho de 2013 e 4,6% na comparação anual. Em 12 meses, o saldo é positivo em 1,4%.

Dentre os fatores que vêm determinando este desempenho, a análise do instituto destaca a redução do ritmo de crescimento do crédito e a redução do número de dias úteis, comparado com junho de 2013, por causa da Copa do Mundo.  Em termos acumulados, a taxa no semestre foi de -2,9% e nos últimos 12 meses de 3,6%.  Na comparação entre iguais trimestres de 2013 e 2014, as perdas aumentaram de 0,7% para 5%. O volume de vendas no mês ficou em -4,2% sobre o resultado de maio.

Esse resultado contribuiu negativamente para o resultado das vendas globais, que recuaram 0,7% para o volume de vendas e -0,2% para a receita nominal, em junho. O volume de vendas voltou a ser negativo depois do crescimento apresentado em maio, enquanto a receita nominal de vendas mostrou sua primeira queda desde maio de 2012. A receita nominal cresceu, no entanto, 7,4% na comparação anual.

PUBLICIDADE
Anterior Portugal Telecom convoca assembleia para fusão com Oi e joga dívida da RioForte fora do negócio.
Próximos Receita líquida da Algar Telecom cresce 15,8% e atinge R$ 560 milhões