Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 18,2% em 2017


O volume de vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuou em dezembro em 1,9%, na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2016 as vendas despencaram 18,2%, como aponta pesquisa do IBGE sobre o comércio varejista, divulgada nesta sexta-feira (9).

De acordo com técnicos do instituto, a queda acentuada nesse segmento foi influenciada, principalmente, pela alta base de comparação, ao contrário de outros setores. A taxa acumulada no ano ficou em -3,1%. Na comparação trimestral as perdas observadas em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação foi de 1,6% no 3º Tri para -8,4% no 4º Tri.

A pesquisa mostra que o volume de vendas do comércio varejista nacional em dezembro recuou 1,5% frente a novembro, na série com ajuste sazonal, após avançar 1% em novembro. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 3,3% em relação a dezembro de 2016. Foi a nona taxa positiva seguida, embora menos acentuada que a de novembro (6%). O acumulado nos últimos doze meses cresceu 2%, o maior resultado desde dezembro de 2014 (2,2%).

De acordo com o IBGE, a base de comparação do desempenho do varejo é muito baixa, tendo em vista que em 2016 foram observadas as maiores perdas nesse indicador. Por esta razão, o resultado positivo de 2017 não elimina as perdas de quase 10% registradas desde 2015.

O volume de receita nominal, no segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, caiu 10,1% em 2017 e 1,6% entre novembro e dezembro do ano passado.

Anterior Telebras já está apta a operar o programa Internet para Todos
Próximos Mais de 50% dos gastos com TI estarão relacionados com cloud este ano

1 Comment

  1. Indignado
    9 de Fevereiro de 2018

    É a “recuperação” do golpista-mór!