Vendas de equipamentos de informática e comunicação crescem 5,8% em fevereiro


O volume de vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, cresceu em fevereiro 5,8% na comparação com igual mês do ano passado. Essa é a segunda taxa positiva consecutiva da atividade, conforme pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (12). Em relação a janeiro, a alta ficou em 2,7%.

Com esses resultados, as variações acumuladas para a atividade foram de 5,2% no bimestre e de 0,7% nos últimos 12 meses. Na avaliação do IBGE, essa taxa é negativa, porém mantém a trajetória de recuperação iniciada em março 2017, quando a variação estava negativa em 10,8%.

Com relação a receita nominal em fevereiro, a venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação variou positivamente em 2,6% em relação ao mês anterior, mas ficou negativa em 1,1% na comparação anual. No ano, a receita recuou 2,2% e, nos últimos 12 meses, despencou 9%.

De acordo com o IBGE, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou -0,2% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após avançar 0,8% de dezembro para janeiro. Com isso, a média móvel trimestral ficou estável (0 %). Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 1,3% em relação a fevereiro de 2017. Foi a décima primeira taxa positiva seguida, embora a menos acentuada. Com isso, o varejo acumulou alta de 2,3% no ano. O acumulado nos últimos doze meses cresceu 2,8%, mantendo a recuperação em curso desde outubro de 2016.

Anterior Zuckerberg admite que Facebook coleta dados mesmo de quem não é usuário
Próximos Nokia testa 5G no controle da linha de montagem de sua fábrica de radiobases