Vendas de equipamentos de informática e comunicação caem 2% em setembro


As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação caíram 2% em setembro na comparação com o mês anterior, sendo o único resultado negativo das oito atividades pesquisadas. No confronto com igual mês do ano passado, o recuo ficou em 1,3%, como mostra a pesquisa nacional de varejo, divulgada nesta quarta-feira, 13, pelo IBGE.

Segundo o instituto, o percentual elevado de desocupados e a estagnação da renda do trabalho explicam esse desempenho. No quesito de receita, a atividade mostrou retração de 2,8% na comparação com agosto e 0,4% frente a setembro de 2018. Porém, no acumulado do ano a receita obtida é positiva em 1,2% e em 0,8% quando se considera os últimos 12 meses.

As vendas acumuladas de equipamento e material para escritório, informática e comunicação caíram 0,7% e 0,3%, quando se considera os últimos 12 meses, intensificando o ritmo de queda nas vendas em relação a agosto (-0,1%).

Varejo nacional

Já as vendas no varejo nacional cresceram 0,7% em setembro na comparação com agosto do mesmo ano. É o quinto resultado positivo consecutivo, período em que o segmento acumulou ganho de 2,4%. Com esses resultados, a recuperação em curso, após recuos seguidos em 2015 e 2016, registrou a menor distância em relação ao nível recorde alcançado em outubro de 2014, situando-se 4,7% abaixo desse patamar.

Comparado a setembro de 2018, o varejo cresceu 2,1%, sexta taxa positiva seguida. Assim, os índices do setor comercial foram positivos tanto para o fechamento do terceiro trimestre de 2019 (2,6%), como para o acumulado dos nove primeiros meses do ano (1,3%), ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,4% em agosto para 1,5% em setembro, sinaliza estabilidade no ritmo de vendas.

Anterior Quebra de sigilo cadastral sem pedido de juiz é inconstitucional, alegam as teles
Próximos Anatel abre consulta da proposta do edital de licitação de satélites

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *