Vendas de equipamentos de informática e comunicação avançam 2,9% em março


Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
Business vector created by Timmdesign – Freepik.com

As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceram 2,9% em março, na comparação com o mês anterior. No confronto com março de 2018, a comercialização nesse segmento avançou 0,6%, como mostra a pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 9.

Em termos acumulados, a variação ficou em 3,9% no ano, enquanto o acumulado nos últimos doze meses (0,7%) sinaliza trajetória de recuperação nos últimos três meses. Já os ganhos de ritmo em relação ao igual trimestre de 2019 dos equipamentos e material para escritório, informática e comunicação subiram de 0,8% para 3,9%.

Em relação à renda, a alta no segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação ficou em 3,2% na comparação com o mês anterior e de 2,1% no confronto com igual período do ano passado. A receita só ficou negativa na comparação com os últimos 12 meses, queda de 1%. No acumulado do ano, subiu para 5,7%.

Nacional

Em março de 2019, o volume de vendas do varejo nacional variou 0,3%, frente a fevereiro, após ficar estável (0%) em fevereiro. Frente a março de 2018, o comércio varejista caiu 4,5%, interrompendo sete meses de alta com a variação negativa mais acentuada desde dezembro de 2016 (-4,9%). O acumulado no ano foi 0,3%. O acumulado nos últimos doze meses (1,3%) desacelerou em relação a fevereiro (2,3%) e se mantém decrescente desde agosto de 2018.

 

Anterior Embratel usa IA da IBM para detectar fraudes em tempo real
Próximos Maioria dos brasileiros usa senhas fracas na internet, diz pesquisa