Vendas de equipamentos de informática e comunicação avançam 0,6% em agosto


Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
Business vector created by Timmdesign – Freepik.com

As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação avançaram 0,6% em agosto, após queda de 2,4% no mês anterior. Na comparação com igual mês do ano passado, o volume comercializado nesse segmento foi de 3,1%, conforme indica pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (11).

No ano, as vendas nesse segmento continuam negativas em 0,5%, assim como nos últimos 12 meses, com recuo de 2,8%. Porém, segundo o IBGE, o ritmo de queda vem reduzindo, quando comparado com julho, que apresentava recuou de 3,3% nas vendas considerando os 12 meses anteriores.

As receitas nominais com as vendas no segmento de equipamentos de informática e comunicação avançaram também 0,6% em agosto frente a julho. Na comparação anual, o avanço da receita foi de 0,5%. No ano, entretanto, a receita obtida ainda é negativa em 5,2% e 8,7% nos últimos 12 meses.

O comércio varejista nacional cresceu 1,3% em agosto frente a julho, compensando, assim, grande parte da queda de 1,5% acumulada nos últimos três meses. Nessa comparação, a receita cresceu 1,5%. no confronto com agosto de 2017, o comércio varejista cresceu 4,1%, após recuar 1% em julho. O acumulado no ano foi de 2,6%, com aumento de ritmo em relação ao acumulado de julho (2,3%). O acumulado nos últimos doze meses passou de 3,2% em julho para 3,3% em agosto, praticamente mantendo o ritmo de vendas.

Para o IBGE, a redução do desemprego e a comemoração do Dia dos Pais contribuíram para a alta das vendas em agosto.

Anterior IA: Huawei dá ênfase ao aprendizado de máquina
Próximos Audi e Huawei avançam na parceria do carro conectado