Venda de equipamentos de informática e comunicação recua 3% em fevereiro


A venda de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação caiu 3% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Foi o pior resultado entre os setores analisados. Porém, no confronto com igual mês do ano passado, esse setor apresentou alta de 2,9%.

A pesquisa do comércio varejista nacional, divulgada nesta terça-feira, 9, pelo IBGE, mostra que, no acumulado do ano, o setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou alta de 2,2%. Já no acumulado nos últimos 12 meses, a variação ficou negativa em 0,4%, o que “intensifica o ritmo de queda em relação a janeiro (-0,2%).

O IBGE constatou que a diferença entre patamar atual de vendas e o patamar recorde por atividade nesse setor, verificada em janeiro de 2015, é de -30,1%. Já o indicador de receita nominal aponta alta de 5,3% na comparação ante fevereiro de 2018. Nos últimos 12 meses, a receita desse setor recuou 2,8%.

Resultado nacional

Em fevereiro, o volume de vendas do comércio varejista nacional ficou estável (0,0%) frente a janeiro, após avanço de 0,4% em janeiro. No confronto com fevereiro de 2018, o comércio varejista cresceu 3,9%, sétima taxa positiva seguida.

O acumulado no ano, contra igual período de 2018, subiu 2,8%. Já o acumulado nos últimos doze meses, registrou alta de 2,3% em fevereiro 2019, permanecendo praticamente estável pelo terceiro mês.

Anterior Cadastro Positivo na contramão da Lei de Proteção de Dados, dizem entidades de consumidor
Próximos Projeto da Viasat prevê WiFi comunitário a R$ 3 por acesso