Venda de equipamentos de informática e comunicação recua 0,8% em outubro


As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuaram 0,8% em outubro na comparação com o mês anterior. Quando confrontado com outubro de 2017, o volume de comercialização avançou 3,2%, terceira taxa positiva consecutiva, como aponta o IBGE, na sua pesquisa mensal de varejo, divulgada nesta quinta-feira (13).

O acumulado em 12 meses encolheu em 2,6%, acelerando o ritmo de quedas nas vendas em relação a setembro (-2,4%). No ano, a taxa se manteve praticamente estável, com avanço de apenas 0,1%, diz o instituto.

Já a receita do setor avançou 0,4% em outubro em relação a setembro e 1,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Entretanto, no ano, a taxa está negativa em 4,2% e 7,3% nos últimos 12 meses.

O comércio varejista nacional variou negativamente em 0,4% em outubro de 2018, comparado a setembro. Frente a outubro de 2017, o comércio varejista cresceu 1,9%. O acumulado no ano subiu 2,2% e o nos últimos 12 meses ficou praticamente estável, ao passar de 2,8% em setembro para 2,7% em outubro.

Segundo o IBGE, a precariedade do mercado de trabalho e a estabilidade da massa de rendimento real contribuíram para o desempenho negativo do varejo.

Anterior Anatel lança proposta de agenda com 53 novos regulamentos
Próximos Assistente Virtual da Oi alcança 600 mil atendimentos