Venda de equipamentos de informática e comunicação recua 0,2% em novembro


(Fonte: Shutterstock Lucian3D)

Nem uma Black Friday mais forte foi suficiente para assegurar saldo positivo na venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação em novembro. Na comparação com o mês anterior, a comercialização desses produtos recuou 0,2%, a terceira taxa negativa consecutiva.  Já no confronto com igual mês do ano anterior, as vendas aceleraram 3,5%, como mostra a pesquisa de varejo do IBGE, divulgada nesta terça-feira (15).

No acumulado do ano, as vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação cresceu 0,4%, mas nos últimos 12 meses o índice ainda é negativo em 1,7%. No que diz respeito à receita, em novembro ficou estável na comparação mês a mês, mas cresceu 1,5% na comparação anual. No acumulado do ano, a receita com as vendas nesse setor ainda está negativa em 3,7% e em -5,8% nos últimos 12 meses.

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,9% em novembro na comparação com outubro. Frente a novembro do ano anterior, a alta chega a 4,4%. O acumulado no ano foi 2,5% em novembro, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,6%.

Além da Black Friday mais forte, o bom desempenho do comércio varejista em geral foi atribuído também à redução da inflação e à recomposição, ainda que tímida, do mercado de trabalho, afirmou o IBGE.

 

Anterior Tânia Cosentino assume a presidência da Microsoft Brasil
Próximos CNH Digital atinge um milhão de usuários