Venda de equipamento de informática e comunicação cai 1,1% em fevereiro


A venda de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuou 1,1% em fevereiro frente a janeiro. Na comparação com igual mês do ano passado, a queda foi de 13,3%, como mostra a pesquisa de varejo do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 7.

Segundo o instituto, o resultado da pesquisa não reflete os efeitos da pandemia do coronavírus, que somente serão sentidos na pesquisa do mês de março. Na pesquisa atual, desemprego e aumento da informalidade justificaram a queda no segmento de informática e comunicação.

O setor foi o único a influenciar negativamente o indicador do varejo. O acumulado do ano para a atividade foi de -10,1%, o primeiro bimestre negativo desde julho-agosto de 2019, e o acumulado nos últimos doze meses de -1,8%, invertendo a trajetória, para essa comparação, que vinha sendo observada desde novembro de 2019.

PUBLICIDADE

Com relação a receita com a venda de equipamentos de informática e comunicação, foi observada alta de 7,2% na comparação com o apurado em janeiro.

Já o comercio varejista nacional cresce 1,2% em fevereiro frente a janeiro, após queda de 1,4% em janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado, a alta de 4,7%. No acumulado do ano, contra igual período do ano anterior, houve aumento de 4,7%. No acumulado do ano, o avanço foi de 3%. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi de 1,9%.

Anterior Reclamações em banda larga fixa aumentam após quarentena
Próximos Teles liberam app para auxílio de R$ 600 mesmo sem crédito no celular