Variação do custo de TI ficou em 0,04% em julho, diz Ipea


A variação dos custos de tecnologia foi de 0,04% em julho, menor alta verificada para o mês, desde o início da série histórica em 2013, aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O Indicador Ipea de Custo de TI (ICTI), que capta a evolução dos custos da área de tecnologia da informação, passa a ser usado para reajustar os contratos de TI do governo com a iniciativa privada.

Segundo o Ipea, no acumulado do ano, o indicador apontou 1,65%, o menor aumento em comparação com o IPCA e os índices da FGV. O objetivo do ICTI é manter o controle dos gastos públicos com um indicador de maior precisão que os índices de preços gerais.

“Os custos efetivos na área de TI podem evoluir de forma distinta da média dos preços na economia, captada pelos índices gerais “, sustenta o diretor-adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Marco Antonio Cavalcanti. Para ele, o uso do índice pode trazer economia para o erário público.

Consumo

O instituto também mede o Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente (CA) de Bens Industriais – definido como a produção industrial interna líquida das exportações e acrescida das importações –, que registrou crescimento de 9,9% na comparação entre junho e maio de 2018. Apesar disso, o resultado foi insuficiente para evitar a queda no segundo trimestre, que ficou em 2,1% na margem.

Entre os componentes do consumo aparente, ainda no comparativo entre junho e maio,enquanto a produção interna líquida de exportações avançou 11,1% na margem, as importações de bens industriais cresceram 2,5%.

O consumo de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos avançou, em junho, 7% ante maio. No trimestre, entretanto, esse índice fica negativo em 5,8%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta é de 4,7% e de 10,3% no acumulado do ano. Nos últimos 12 meses, o resultado é ainda maior, de 13,4%.

Anterior Satélite SES-14 entra em operação
Próximos Impulsionamento de conteúdo nas eleições já soma R$ 2 milhões em 15 dias