Varejo eleva vendas de PC em 2006


Por Denise Sammarone  O mercado de microcomputadores no ano passado, segundo a IT Data, em pesquisa encomendada pela Abinee, verificou um crescimento de 46% nas vendas, atingindo 8,3 milhões de unidades comercializadas (sendo 7,6 milhões de desktops e 680 mil de laptos). O responsável por essa explosão, aponta Ivair Rodrigues, consultor da IT Data, foi …

Por Denise Sammarone 

O mercado de microcomputadores no ano passado, segundo a IT Data, em pesquisa encomendada pela Abinee, verificou um crescimento de 46% nas vendas, atingindo 8,3 milhões de unidades comercializadas (sendo 7,6 milhões de desktops e 680 mil de laptos).

O responsável por essa explosão, aponta Ivair Rodrigues, consultor da IT Data, foi o mercado doméstico, principalmente os compradores do primeiro equipamento. A  pesquisa aponta que 2,2 milhões de PCs foram vendidos para novos usuários. “Com isso, estima-se que hoje, 19% das residências brasileiras tem um computador”, avalia Rodrigues. Em 2004, o IBGE indicava que apenas 8% dos lares tinha um equipamento.

Ainda segundo o consultor, se não fosse a falta da microprocessadores, monitores LCD e notebooks, no terceiro trimestre, a ampliação nas vendas poderia ter sido até maior. “Havia demanda para mais 300 mil máquinas”, afirma. A consultoria estima também, que em 2007, o mercado doméstico deva ser responsável por 50% das vendas de PCs.

Anterior Abinee: mercado de PC 20% maior em 2007.
Próximos AMD: mais próxima das revendas.