Valim deixa comando da Nextel Brasil


NEXTEL - 03/09/2015 - Francisco Valim, presidente Nextel. Foto: Leonardo Rodrigues
NEXTEL – 03/09/2015 – Francisco Valim, presidente Nextel.
Foto: Leonardo Rodrigues

A NII Holdings, controladora da Nextel Brasil, anunciou a troca de comando da operadora. Francisco Valim, deixa o cargo de CEO, que passa a ser ocupado por Roberto Rittes. O executivo de 43 anos tem experiência no setor. Ocupou posições-chave na Brasil Telecom e Oi Paggo. Mais recentemente, entre 2016 e 2017, Rittes foi diretor da H.I.G. Capital, fundo global de private equity. Rittes possui MBA pela Harvard Business School e é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP – FGV).

Os motivos para a mudanção não foram ditos. Steve Shindler, CEO da NII, agradeceu o esforço de Valim enquanto ocupou a presidência da Nextel Brasil. “Quero agradecer ao Valim pelo esforço tremendo em liderar o turnaround do nosso negócio no Brasil. Sua experiência em transformar companhias e gerenciar mudanças organizacionais resultou na melhora significativa de nossas operações, e ele deixa fundações sólidas sobre as quais continuaremos construindo”, completa Shindler.

A Nextel enfrenta dificuldades no mercado nacional. Forte operadora no mercado iDEN na última década, perdeu receita conforme emergiam novas tecnologias de telefonia móvel, como o 3G. Nos últimos dois anos, a empresa vem atraindo clientes para suas ofertas móveis, em substituição à base iDEN. Ainda assim, a NII Holdings fechou 2016 com prejuízo de US$ 1,5 bilhão – seu único ativo é a Nextel – e avisou o mercado que corre risco de default se não equacionar sua dívida até dezembro deste ano.

PUBLICIDADE
Anterior Cabo submarino Brasil-Espanha começa a operar em 2019
Próximos Netflix vai entrar na China