Usuários reclamam da qualidade da banda larga até no Reino Unido

Ofcom advertiu BT, Vodafone e Talk Talk por terem piorado o serviço de banda larga em 2016.

Banda-larga_internet-intenacional-comunicacao-dadosA qualidade dos serviços de banda larga é motivo de reclamação dos usuários não só no Brasil. Pesquisa realizada no Reino Unido indica que os consumidores estão insatisfeitos com o serviço de banda larga em função de conexões móveis irregulares e de velocidades abaixo das prometidas pelas propagandas das operadoras. Pesquisa da Ofcom foi divulgada no momento em que o serviço vai ser aumentado em 43% no caso dos contratos que estão se encerrando.

De maneira geral, de acordo com pesquisa, a maioria das companhias de banda laga do Reino Unido melhoraram o serviço oferecido aos clientes, mas algumas das principais operadoras foram mal avaliadas. De acordo com Sharon White, diretora da Ofcom, a agência reguladora do Reino Unido, BT, Vodafone e Talk Talk se encontram entre as piores avaliadas pelos consumidores em 2016, atrás mesmo dos bancos.

Levantamento realizado pela Which?, entidade de direitos do consumidor, citado por White, indica que 13% dos usuários de banda larga do Reino Unido consideram sua experiência de consumo “muito pobre”. Isso indica, segundo ela, que a indústria de telecom ainda está distante do desempenho que deveria ter.

Punições

A qualidade da banda larga foi motivo de aplicação de sanções às operadoras por parte da Ofcom durante o ano passado. A BT, proprietária da Poenreach, principal rede britânica de banda larga que é usada por Sky, TalkTalk e Vodafone, foi multada em 42 milhões de libras por não conectar seus concorrentes no prazo acordado.

Uma nova pesquisa da Ofcom mostra que algumas companhias de banda larga deliberadamente degradaram o nível de seus serviços em 2016. Openreach oferece aos seus clientes de atacado “um dia de trabalho” premium, opção para reparar faltas na linha, ou dois dias standard.

Tanto Sky quanto TalkTalk pagaram pela opção de manutenção mais rápida no início de 2016 para a maioria de seus clientes, mas ambas trocaram a opção por dois dias mais tarde. Movimento semelhante foi feito pela BT. No caso da TalkTalk, ela negou que estivesse degradando o serviço para economizar; disse que investiu em seu próprios recursos de diagnóstico o que lhe permitiu depender menos dos engenheiros da Openreach.

Menos velocidade

Os dados da Ofcom também mostram que os clientes que contraram pacotes de 17 Mbps recebiam, em média, 9,8 Mbps, insuficientes para suas necessidades.

Também foram verificados problemas nas ofertas de “super banda larga”. A Ofcom verificou que, em novembro de 2016, 9% dos clientes da Virgin Media de pacotes acima de 50 Mbps e 6% acima de 100 Mbps receberam velocidades médias abaixo de 10 Mbps entre 8 e 10 da noite, por exemplo

A BT permanece como a empresa com maior número de reclamações – 69% dos usuários se declaram insatisfeitos com o serviço de banda larga, segundo a Ofcom. (Com noticiário internacional)

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Da Redação

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