Usuário terá que esperar até 18 meses para manter número de telefone ao mudar de endereço


A Anatel acaba de divulgar uma nota oficial, corrigindo a informação prestada esta semana na coletiva à imprensa, sobre a portabilidade do número do telefone. Segundo a agência, ao contrário do que foi informado, a portabilidade de endereço – aquela que o usuário carrega seu número de telefone, se mudar de endereço dentro de uma …

A Anatel acaba de divulgar uma nota oficial, corrigindo a informação prestada esta semana na coletiva à imprensa, sobre a portabilidade do número do telefone. Segundo a agência, ao contrário do que foi informado, a portabilidade de endereço – aquela que o usuário carrega seu número de telefone, se mudar de endereço dentro de uma mesma cidade, mas sem mudar de operadora– será implementada em até 18 meses, e não a partir da semana que vem, como havia sido informado.

O adiamento dessa medida foi noticiado hoje pela newsletter Tele.Síntese Análise. O anúncio da implementação imediata desse tipo de portabilidade pegou de surpresa as operadoras de telefonia fixa, que alegavam que as suas redes não estariam preparadas para promover essa mudança tão rápido, como pretendia a Anatel.

Isso porque, explicaram os técnicos, nas grandes cidades estão instaladas inúmeras centrais telefônicas, de diferentes marcas, e é por isso que, hoje, o usuário precisa mudar de número, quando deixa a área de cobertura de sua central de origem. Por isso, argumentaram as empresas, não seria possível implementar a portabilidade de endereço no prazo anunciado pela agência.

Nas pequenas cidades, atendidas por uma única central, essa implementação é bem mais simples. Devido a esses argumentos, a Anatel decidiu, então, estabelecer o prazo de até 18 meses para que essa medida se efetive.

Portabilidade plena

A agência esclareceu, ainda, que os prazos da portabilidade plena – quando o usuário da telefonia fixa e móvel poderá levar o seu número de telefone ao mudar de empresa – estão mantidos, ou seja, ela estará definitivamente implantada em março de 2009.

Anterior Telefônica: conversão para minutos começa dia 16.
Próximos Alexandre Jobim decide não integrar o conselho consultivo da Anatel