Uso das redes sociais enquanto assiste TV vira mania entre brasileiros


O percentual de brasileiros que usam redes sociais enquanto assistem TV semanalmente chegou a 73%, após crescimento de 25% em apenas um ano. No mundo, cerca de 62% têm o mesmo costume.  Esses números fazem parte do estudo anual do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson apresentados no Relatório de Tendências de Consumo em TV e Vídeo de 2012 e revelam que a TV social está se tornando um fenômeno do mercado de massa.

Na divisão por gênero, 66% das mulheres têm esse comportamento, comparados a 58% dos homens. 25% dos consumidores usam as redes sociais para discutir o que estão assistindo em tempo real.

 “Os dispositivos móveis são uma parte importante da experiência de TV, já que 67% dos clientes usam smartphones, tablets ou laptops para assistir à TV ou vídeo.”,  diz Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina e Caribe. Além disso, destaca que 60% dos consumidores afirmam usar serviços sob demanda semanalmente. “Assistir à TV em trânsito está crescendo em popularidade e 50% do tempo gasto assistindo TV e vídeo no smartphone ocorre fora de casa, onde as conexões de banda larga móvel estão facilitando esse aumento”, afirma.

O estudo aponta também que  os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência superior: 41% dos usuários dizem estar dispostos a pagar por conteúdo de TV e vídeo em alta definição. Mais da metade dos consumidores querem poder escolher seu próprio conteúdo de TV e vídeo.

“À medida que o número de telas e serviços aumenta, as pessoas estão ávidas por um serviço agregado e fácil de usar que ofereça de tudo. Ele deve permitir aos consumidores reunir TV sob demanda e linear, incluindo conteúdo ao vivo, facilitar a descoberta de conteúdo, potencializar o valor da TV social e oferecer acesso contínuo ao longo de vários dispositivos.”

O Brasil participa da pesquisa pelo segundo ano consecutivo e também demonstra o efeito que as redes sociais têm tido no hábito do brasileiro de assistir TV, conectados a diferentes dispositivos. O estudo mostra que 73% das pessoas no Brasil assistem TV interagindo com outros usuários em redes sociais. Esse número era de 48% na pesquisa 2011, mostrando que em apenas um ano o número de brasileiros que interagem assistindo TV cresceu 25%.

Os dados foram coletados no Brasil, Chile, China, Alemanha, Itália, México, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos. Ao todo, 14 entrevistas qualitativas e 12 mil entrevistas quantitativas online foram realizadas, representando mais de 460 milhões de consumidores.(Da redação, com assessoria de imprensa)

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