Uso de tecnologia no varejo deve crescer mais de 60% em 2022

As ferramentas mais utilizadas pelo varejo são a apresentação virtual (61%), CRM (58%), planejamento (56%) e inteligência de vendas (53%).
Uso de tecnologia no varejo deve crescer mais de 60% em 2022 - Crédito: Freepik
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Com a necessidade urgente de digitalização e aprimoramento das tecnologias impulsionada pela pandemia, o varejo B2B foi permanentemente impactado. É o que mostra o relatório “O Cenário de Vendas no Brasil 2022”, divulgado pelo LinkedIn, que aponta que os vendedores pretendem aumentar no mínimo 63% o uso de soluções tecnológicas em suas empresas neste ano, em comparação com 2021.

Entre as ferramentas mais utilizadas pelo varejo encontram-se:  colaboração/apresentação virtual (61%), CRM (58%), planejamento de vendas (56%) e inteligência de vendas (53%). Os dados ainda mostram que as habilidades no uso de CRM, ferramentas de gestão de clientes, possuem grande valor para os empregadores.

Com o aumento das operações de vendas e receita, os dados estão desempenhando um papel central na forma como as organizações planejam o futuro, desde a atribuição de territórios até o direcionamento de contas, setores e geografia. À medida que esta inteligência se torna uma realidade, mais da metade dos vendedores (53%) consideram como maior desafio os dados incompletos. As outras duas principais adversidades sobre o tema são os dados imprecisos de mercado (46%) e informações desatualizadas no CRM (43%).

Head de Soluções de Vendas do LinkedIn na América Latina, Sandro Carsava, reforça que para enfrentar o desafio da inconsistência de dados é preciso investir em tecnologia e capacitar os colaboradores para que essas ferramentas se integrem ao fluxo de trabalho das equipes.

“O próximo passo é a liderança trabalhar para integrar um conjunto de tecnologias de vendas, de forma que todas elas funcionem em sincronia. Temos como exemplo o recurso de sincronização do LinkedIn Sales Navigator, que permite que os dados da maior rede social profissional do mundo sejam carregados automaticamente no CRM. Sabemos que a venda virtual é uma realidade no mundo atual e, para que as transformações nesse setor ocorram, não basta implementar uma tecnologia e torná-la mandatória, é preciso contar com o apoio que envolve tanto habilidades técnicas quanto recursos humanos capacitados para traduzir as necessidades dos clientes”, afirma.

O estudo também aponta que o LinkedIn tem papel importante aos vendedores de alta performance. Mais da metade (52%) indica que aumentou expressivamente os esforços para expandir as conexões na rede em 2021.  O marketing também é uma boa estratégia de performance, 73% do grupo com melhor desempenho afirma terem entendido que o marketing em todas as suas formas é fundamental para garantir as vendas.

(com assessoria)

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Redação DMI

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