Um em cada cinco brasileiros pretende abandonar linha fixa nos próximos 12 meses


O estudo Consumo e Convergência, da consultoria KPMG, mostra que 20% dos brasileiros têm intenção de se desfazer do telefone fixo para utilizar somente o celular nos próximos 12 meses. Outros 80%, no entanto, preferem manter a linha tradicional e não têm planos para cancelar o serviço este ano. O levantamento foi feito ainda em outros 30 países com o objetivo de identificar os hábitos de consumo relacionados à tecnologia móvel.

 

A pesquisa também indica que 66% dos entrevistados pretendem manter seu serviço de assinatura de TV em casa nos próximos 12 meses, enquanto que 8% pretendem cancelar. A falta de ofertas com um preço justo foi apontado como o principal motivo.

 

A utilização de aplicativos por parte dos internautas brasileiros também foi pesquisada. Os jogos foram os mais baixados pelos entrevistados (48%). Já a música ficou em segundo lugar, com 45%, e mapas aparecem em terceiro, com 41%. Quando o assunto é o aplicativo que foi baixado mais vezes (acima de cinco), os vídeos ficaram em primeiro, com 54%, depois vieram as músicas, com 45%, enquanto gráficos e desenhos aparecem com 42%, e jogos, em último, com 37%.

 

Em relação aos padrões de compra, quem mais exerceu influência sobre o consumidor foram os fabricantes ou lojas na web (21%); sites que comparam produtos ou que dão voucher de desconto (17%); e a opinião de outros clientes e sites de ranking (15%). Os apontados como menos influentes foram blogs, chats e sites de classificação de terceiros (24%); página de um produto ou feita por fãs (22%); e redes sociais (18%). (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Telebras monta laboratório de teste para o PNBL
Próximos Serviços de telefonia estão entre os mais reclamados em 2011