UE quer abrir banda GSM 900 MHz


A União Européia está cogitando abrir a banda de 900-1800 MHz, anteriormente reservada para serviços GSM 2G de novas teconologias. A proposta, apresentada ontem, tem que ser aprovada por ministros das telecomunicações dos países da UE e pelo Parlamento Europeu, e espera-se que seja transformada em lei até o final do ano. As freqüências entre …

A União Européia está cogitando abrir a banda de 900-1800 MHz, anteriormente reservada para serviços GSM 2G de novas teconologias. A proposta, apresentada ontem, tem que ser aprovada por ministros das telecomunicações dos países da UE e pelo Parlamento Europeu, e espera-se que seja transformada em lei até o final do ano.

As freqüências entre 1885-2025 MHz and 2110-2200 MHz foram destinadas para uso em espeficicações de 3G ou IMT-2000 (International Mobile Telecommunications – 2000). As freqüências mais baixas, ocupadas pelos serviços 2G, possuem melhores características de propagação, percorrendo maiores distâncias e transpondo paredes e outros obstáculos de maneira mais eficiente. Por isso, analistas acreditam que a abertura pode facilitar o surgimento de serviços em áreas em que a atualização para a 3G não é economicamente viável, especialmente nas áreas rurais, onde as distâncias entre as estações-base é particularmente importante.

A proposta apresentada ontem permite qualquer tecnologia em qualquer uma das freqüências, o que pode ser optimizado pelo uso de sistemas de rádio definidos por softwares flexíveis, que melhoraria o roaming entre redes múltiplas, um das principais razões para que as freqüências sejam reservadas para tecnologias específicas. (Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior Oi lançará piloto de IPTV em 2008
Próximos Computadores: vendas devem crescer 11,2% em 2007