shutterstock_Sergey Nivens_radiodifusao_TV_paga_TV_device_TV_na_Copa_CopaO número de assinantes de TV por assinatura cresceu em janeiro de 2016, interrompendo a tendência de queda que já durava cinco meses. O Brasil fechou o mês com 19,26 milhões de acessos de TV paga. São 212.741 conexões a mais que em dezembro, crescimento de 1,11%. O balanço foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 24, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O maior número de adições aconteceu na tecnologia DTH (por satélite). Foram 196.618 novos clientes. O cabo ganhou 12.151, e a fibra, 3.222. O resultado fez crescer o market share do satélite, que hoje tem 58,71% do mercado. Usam DTH Sky, Claro, Oi, Telefônica. O cabo, usado pela NET (Grupo Claro) tem 40,32% de fatia.

Os números mostram que a empresa que mais adicionou clientes foi a Claro, com 241.805 novos assinantes. A Oi também, aumentou a base em 7.915 acessos. Todas as demais empresas perderam assinaturas. A Sky perdeu 31.526. Na prática, no entanto, pouco mudou quanto à participação de mercado. A Telecom Américas (que reúne Claro e Net) mantiveram a liderança com 52,64% de market share. Em segundo lugar permanece a Sky, com 28,10%. E em terceiro, a Telefônica, com 9,28%. A Oi tem 6,11% de participação, enquanto operadoras regionais tinham 1,91% ao final de janeiro.