TV paga soma em agosto 19,2 milhões de assinantes. Só fibra óptica avança em participação.


Com 160 mil novos contratos, o Brasil fechou agosto de 2014 com 19,24 milhões de acessos de TV paga, com uma densidade de 29,41 acessos por 100 domicílios. A tecnologia DTH continua predominando, com 61,75% do mercado enquanto os acessos a cabo representam 37,79%. Mas foi a transmissão por fibras ópticas a única que cresceu no mês, embora sua participação ainda seja muito limitada, de 0,35% para 0,38%.

Entre as empresas, o grupo formado pelas operadoras da Telmex (Claro/Embratel/NET) continua na frente, com 53,30% do mercado, seguido do grupo Sky/DirecTV, vendido recentemente para a AT&T, com 29,22% de participação em agosto. Esses dois grupos perderam market share, enquanto a Oi (5,01%), GVT (4,27%) e Telefônica (3,71%) avançaram.

Novas aquisições devem movimentar esse mercado nos próximos meses. A compra da GVT pela Telefônica, por exemplo, deve gerar o terceiro maior grupo de TV por assinatura, com mais de 1,5 milhão de clientes, o que colocará a empresa na terceira posição, atrás apenas das empresas da Telmex, que somavam 10,2 milhões de assinantes em agosto e da Sky/DirecTV, que contava com 5,6 milhões de usuários.

Anterior MiniCom divulga lista de habilitados no concurso INOVApps
Próximos Europa pressiona fabricantes para revelar acordos de uso do Android