TV paga perde base, mas ganha audiência e receita


shutterstock_agsandrew_iconesAs empresas NET e Claro, se não podem comemorar o atual cenário econômico e setorial -com aumento de alíquotas de impostos, assimetrias regulatórias contrárias ao grupo e acirramento da competição -, pelo menos podem respirar aliviadas com o resultado de seus próprios esforços. Segundo o presidente do grupo, José Félix, nos últimos três meses a empresa  teve incremento da audiência nos canais pagos e aumento no “ticket” médio do cliente.

Segundo o executivo, dobrou o número de telespectadores dos canais de TV por assinatura nos últimos três anos. “São mais de dois milhões de telespectadores por minuto”, comemorou.

Para Márcio Carvalho, diretor de Marketing para o mercado residencial e combos da América Móvil, há pelo menos três razões  para esse aumento de audiência: mais variedade na oferta de conteúdo, o uso de diferentes telas, e a crise econômica, que mantém as pessoas mais dentro de casa, e à frente da TV.

OTTs

Para Félix, as projeções  que apontam crescimento de 20% do Netflix no Brasil precisam ser confirmadas, pois, no seu entender, a base de TV por assinatura cai pela perda da renda das famílias brasileiras e não pela competição com as OTTs. “Temos a maior plataforma de VOD da América Latina. E por isso sabemos que esses serviços não são incompatíveis, mas complementares”, afirmou.

O executivo salientou que o grupo investiu nos últimos três anos no Brasil R$ 30 bilhões e está pronto para entregar a maior rede de telecom já feita para as Olimpíadas deste ano.

São 370 quilômetros de fibra óptica instalada no backbone próprio para os jogos. As operadoras do grupo irão transmitir – a partir dos canais 700 – 25 canais HD exclusivamente dedicados à cobertura dos jogos, que poderão ser também vistos pelo Now.

Haverá ainda a transmissão experimental em 4K tanto pela tecnologia do cabo como pela do satélite.

 

Anterior Ancine quer acelerar debate sobre regulamentação de VoD. Globo resiste
Próximos Freitas, da Anatel, acha possível planos de internet fixa com franquias