TV paga perdeu 89,6 mil assinantes em fevereiro


A base de TV por assinatura no Brasil encolheu mais uma vez em fevereiro, na comparação com janeiro. Conforme os dados divulgados pela Anatel, as empresas do setor desligaram 89,6 mil acessos no mês. Com isso, há no país 17,3 milhões de clientes de TV paga, 0,51% menos que no mês anterior.

A Claro/Net foi a que mais desligou: realizou 80,5 mil desconexões. A Telefônica veio em seguida, com 18,2 mil. Já a Sky registrou salto negativo em 12,7 mil em fevereiro, frente janeiro. A Oi, que cresceu no segmento no ano passado, amargou 2,45 mil cancelamentos.

As empresas regionais, por sua vez, reportaram ganho de 26,85 mil novos clientes, sendo o único grupo a crescer, pelos dados da agência.

Em termos de participação de mercado, a Claro/Net continua líder isolada, com 48,54% do mercado. A Sky é a segunda, com 30,32%. A Oi tem 9,2%, enquanto a Vivo ficou com 8,84%. As operadoras regionais tinham, em fevereiro, 2,12% do mercado.

Fevereiro 19 vs. fevereiro 18

Na comparação anual, as TV paga brasileira encolheu 3%, em 620 mil assinantes. A maior parte saiu da Claro/Net, que desligou 557,8 mil clientes. Oi e o conjunto das pequenas operadoras regionais cresceram no período.

Empresas 2018-02 2019-02 Diferença Ano Variação
ALGAR (CTBC TELECOM) 97923 79869 -18.054 -18%
CABO 51928 44128 -7.800 -15%
NOSSATV 124384 45496 -78.888 -63%
OI 1524231 1598519 74.288 5%
Outras 328476 369470 40.994 12%
SKY/AT&T 5290574 5267234 -23.340 0%
TELECOM AMERICAS 8989513 8431655 -557.858 -6%
TELEFÔNICA 1584778 1534941 -49.837 -3%
Total Geral 17991807 17371312 -620.495 -3%
Anterior Relator da MP de proteção de dados quer aprovação rápida
Próximos Padtec ilumina 10 mil Km de fibra para a Mob Telecom

1 Comment

  1. 26 de Abril de 2019

    Por qual razão tanto cancelamento? Qualidade baixa demais, eternas repetições, programas antigos em canais de conhecimento como History, Discovery e National Geographic, proposta de HD mas a imagem de filmes e séries é inferior ao streaming e ao blu ray, PREÇO CARO DEMAIS, pacotes ridículos que te obrigam a levar canais que você não quer, péssimo suporte para clientes, não existe um pós venda… Tem mais mas não lembro.