As operadoras de TV por assinatura perderam clientes pelo quarto mês seguido, conforme dados publicados hoje, 19, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referentes ao mês de novembro de 2015. Segundo a agência, o Brasil encerrou o período com 19,167 milhões de assinantes de TV. O número representa perda de 232.641 usuários.

A maior parde do encolhimento aconteceu entre clientes que usam DTH: 201 mil dos deligamentos eram baseados nesta tecnologia (satélite). O cabo foi o segundo, com 35 mil desligamentos. Já a fibra ganhou 5,6 mil usuários no mês.

Sky e Claro (dona da NET), as duas maiores operadoras de TV por assinatura do país, com 28,24% e 52,12% de participação de mercado, respectivamente, foram as que apresentaram mais desistências de clientes. A Sky desligou 67 mil acessos, enquanto a Claro, 97,8 mil. A Telefônica, que tem participação de 9,55%, desligou 15,5 mil conexões. A Oi, quarta maior, perdeu 1,4 mil usuários, ficando com com share d e6,09%.

Chama a atenção no balanço da agência a quantidade de desligamentos da Blue, operadora adquirida pela Claro em dezembro. Em novembro, a Blue desligou 45,47 mil acessos de TV paga. O número representava 30% da base da empresa, que em outubro registrava 148 mil assinantes.