TV paga encolhe 17% em um ano


antena-ceu-satelite-tv-paga-dish-sky-directvA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta sexta-feira, 12, o saldo de assinantes de TV paga no Brasil em junho. O número ficou praticamente estável em relação ao mês anterior, maio, mas ainda representa retração em relação a um ano antes, da ordem de 17%. Junho encerrou com base total de 18,9 milhões de acessos.

Entre junho de 2015 e junho de 2016, o grupo econômico que mais perdeu clientes foi Telecom Americas, que integra Claro e NET. Foram 3,49 milhões de desligamentos em 12 meses, encolhimento de 26,26%. A Sky, segunda maior operadora de TV do país em quantidade de usuários, perdeu 5,42% da base, ou 306,3 mil acessos. A Oi foi a exceção entre as maiores. Registrou aumento de usuários de 2,1%, equivalente a mais 24,8 mil acessos.

 

Grupo 2015-06 2016-05 2016-06 Saldo mensal Variação mensal (%) Saldo anual Variação anual (%)
ALGAR (CTBC TELECOM) 113.218 101.897 101.920 23 0,02 -11.298 -9,98
BLUE 159.146 138.197 135.331 -2.866 -2,07 -23.815 -14,96
CABO 48.972 51.000 50.932 -68 -0,13 1.960 4,00
NOSSATV 128.755 127.982 127.630 -352 -0,28 -1.125 -0,87
OI 1.183.966 1.196.482 1.208.831 12.349 1,03 24.865 2,10
Outras 399.986 358.903 354.839 -4.064 -1,13 -45.147 -11,29
SKY/AT&T 5.654.592 5.345.561 5.348.283 2.722 0,05 -306.309 -5,42
TELECOM AMERICAS 13.316.407 9.817.022 9.819.879 2.857 0,03 -3.496.528 -26,26
TELEFÔNICA 1.795.688 1.768.054 1.762.048 -6.006 -0,34 -33.640 -1,87
TOTAL 22.800.730 18.905.098 18.909.693 4.595 0,02 -3.891.037 -17,07

 

Quando o assunto é tecnologia, o DTH foi o que mais perdeu usuários, com desligamento de mais de 4 milhões de acessos, 27,56% menos que um ano antes. A fibra (FTTH) cresceu 49,42% , ganhando 64 mil assinantes em um ano. O cabo também cresceu, 2,2%, somando 169,11 mil novos clientes.

 

Tecnologia 2015-06 2016-05 2016-06 Saldo mensal Variação mensal (%) Saldo anual Variação anual (%)
DTH 14.960.564 10.841.929 10.837.255 -4.674 -0,04 -4.123.309 -27,56
FTTH 129.635 187.035 193.697 6.662 3,56 64.062 49,42
MMDS 11.034 8.490 8.021 -469 -5,52 -3.013 -27,31
TVA 3.253 2.917 2.735 -182 -6,24 -518 -15,92
TVC 7.698.875 7.864.727 7.867.985 3.258 0,04 169.110 2,20

 

Apesar disso, a porção de mercado de cada empresa quase não se alterou. Claro, com 51,93% de share em junho, e Sky, com 28,28%, seguem como as líderes no país, concentrando mais de 80% dos acessos da TV paga brasileira. A Vivo manteve o terceiro lugar, com 9,32%. A Oi é a quarta maior operadora de TV por assinatura, com 6,39% do mercado.

Os dados divulgados pela Anatel hoje, no entanto, diferem daqueles divulgados ano passado para o mês de junho. Se desta vez a agência mostra que junho de 2015 tinha 22 milhões de acessos na TV paga, em agosto de 2015 dizia que o número era de 19,6 milhões. Tomando-se este cálculo por medida, o encolhimento do setor no período teria sido de 3,55% em 12 meses. A discrepância ocorre justamente com os números da Telecom Américas, que dizia em junho de 2015 ter 13 milhões de assinantes, e 10 milhões no mês seguinte (julho).

Anterior Rio 2016: Claro libera WiFi nas áreas dos jogos
Próximos Conselho da Oi tem dois novos membros, próximos ao BNDES