TV paga desliga 471 mil acessos em 12 meses


O mercado de TV paga mantém a oscilação e parece não conseguir manter definitivamente o saldo positivo de assinantes mês a mês. Depois de crescer um pouco em setembro, a base de usuários do serviço voltou a encolher em outubro, conforme dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os números indicam retração de 0,23% em relação a setembro e de 2,43% em relação a outubro de 2015. Com isso, o mês terminou com 18,94 milhões de assinantes, perdendo 471 mil em 12 meses. Como vem acontecendo este ano, praticamente todas as operadoras perderam clientes, com exceção da Oi (ver tabela).

A Oi vem promovendo ações em torno do Oi Total, assinatura quad play, que inclui em um mesmo pacote TV, celular, banda larga e telefonia fixa. As empresas que dominam o setor, Telecom Americas (Net e Claro) e Sky (AT&T) perderam assinantes no período. Juntas, têm mais de 15 milhões dos assinantes de TV no país, pouco mais de 80% do total. Em separado, a Net tem fatia de 52,25%, enquanto a Sky tem participação de 28,04%.

 

Grupo 2015-10 2016-09 2016-10 Saldo mensal Variação Mensal (%) Saldo Anual Variação Anual (%)
ALGAR (CTBC TELECOM) 107.694 100.090 99.631 -459 -0,46 -8.063 -7,49
BLUE 161.537 117.535 114.507 -3.028 -2,58 -47.030 -29,11
CABO 50.240 50.783 50.974 191 0,38 734 1,46
NOSSATV 130.435 127.416 127.623 207 0,16 -2.812 -2,16
OI 1.168.710 1.259.024 1.274.002 14.978 1,19 105.292 9,01
Outras 389.449 350.525 317.984 -32.541 -9,28 -71.465 -18,35
SKY/AT&T 5.479.762 5.337.536 5.310.825 -26.711 -0,50 -168.937 -3,08
TELECOM AMERICAS 10.087.264 9.878.515 9.896.329 17.814 0,18 -190.935 -1,89
TELEFÔNICA 1.838.032 1.762.913 1.749.717 -13.196 -0,75 -88.315 -4,80
TOTAL 19.413.123 18.984.337 18.941.592 -42.745 -0,23 -471.531 -2,43

 

Os indicadores da agência mostram ainda que a tecnologia que mais ganhou assinantes em um ano foi a de FTTH, que usa fibra óptica para entregar o conteúdo em vídeo. Essa modalidade cresceu 34% de outubro de 2015 a outubro de 2016, ganhando 54,9 mil acessos. Sua penetração, porém, ainda é baixa: apenas 1,14% do total. O DTH, entrega do conteúdo por satélite, perdeu 561 mil acessos (-491%). O cabo ganhou 42,3 mil acessos (+0,54%).

 

Anterior Para presidente da Anatel, melhor parceiro da Oi seria um operador
Próximos Pedida a falência de subsidiárias da Oi na Holanda

2 Comments

  1. Caio
    2 de dezembro de 2016

    Este titulo da matéria confundi muito poderia ser de outra forma.

  2. 23 de dezembro de 2016

    TV por assinatura já era,negócio agora é Netflix e banda larga,ta maravilha,assistimos o que queremos,acabou a gracinha de montar pacotes com porcarias,quem manda é o povo!