TV paga cresce 12,24% em 12 meses


A base de assinantes dos serviços de TV paga cresceu 12,24% no período de novembro de 2012 a novembro de 2013. Ao todo, são 17,9 milhões de clientes ante 15,9 milhões em 2012. No mês, o aumento de usuários foi de 1,1%, com a adição de 195 mil adesões. Em 2013, a base de assinantes cresceu 8,61% (de 16,5 milhões de clientes em janeiro para 17,9 milhões em novembro). Segundo a Anatel esses números já contemplam os novos clientes que assinaram o serviço após a ampliação da cobertura.

O número de assinantes que usam o serviço via satélite (DTH) chega a 11 milhões ou 61,7% da base. Os que usam a tecnologia a cabo somam 6,8 milhões, número que representa 38,1% do total de clientes. Já os assinantes de MMDS (micro-ondas) caíram para 19,7 mil (0,11%) e os que ainda usam o serviço TVA (em UHF) não passam de 3,3 mil ou 0,02% do total de assinantes.

O Grupo NET/Embratel/Claro lidera o mercado com 55,53% de market share, somando 9,6 milhões de assinantes. Sky/DirecTV continua na segunda colocação, com 5,3 milhões de assinantes ou 29,68% de participação. Esses dois grupos apresentaram evolução na comparação com o mês de outubro.

 A Oi TV ocupa o terceiro lugar com 891,6 mil clientes ou 4,98% de market share, apesar de ligeira queda ante o mês de outubro, quando detinha 5,24% do mercado. A GVT, em quarto lugar, somou em novembro 647,4 mil clientes, acima dos 586,8 mil do mês anterior. A participação da empresa no mercado subiu de 3,37% para 3,61%. A Telefônica, na quinta colocação, também mostrou evolução de 3,18% para 3,27% entre outubro e novembro do ano passado, somando 585,8 mil assinantes.

As demais empresas, com menos de 1% do mercado mantiveram suas posições: ViaCabo (0,88%), Algar (0,72%), NossaTV (0,57%), TV Cidade (0,35%), Jangadeiro (0,31) e Cabos Serviços (0,27%). Os demais grupos somaram 328,1 mil clientes ou 1,83% de participação no mercado.(Da redação)

Anterior Piso de atendente de telemarketing subirá 7,34%
Próximos Em 12 meses, Sky perde 1,5 p.p de participação. GVT ganha 1 p.p.