TV digital: Gired bate o martelo dia 25. Expectativa para Brasília é otimista.


O grupo responsável pela migração da TV analógica para a digital se reúne dia 25 para avaliar os dados das pesquisas e verificar se o índice de 93% de domicílios preparados para a mudança foi atingido.

tv-samsung-lcd-ledEm reunião realizada hoje (20), o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável pelo processo de migração da TV analógica para a digital, decidiu os últimos procedimentos para verificar se Brasília está preparada para virar a chave na terça feira, 26 de outubro. Segundo o conselheiro Rodrigo Zerbone, coordenador do grupo, as projeções do Ibope relativas às pesquisas realizadas, com duas metodologias diferentes, vão considerar os últimos sete dias.

‘Na segunda-feira vamos avaliar os números e tomar a decisão”, disse Zerbone. Em sua avaliação, toda a sinalização é no sentido de se desligar o sinal analógico de Brasília na terça feira, pois há 60 dias o índice de domicílios já preparados com TV digital ou conversor era de 85%. O índice definido como ideal é de 93%, mas como a pesquisa tem margem de erro de 3%, acima de 90% já é aceitável. No entanto, o Gired tem poder para recomendar a migração mesmo com índice um pouco inferior, como ocorreu em Rio Verde, em Goiás, primeira cidade onde foi feita a migração. A chave foi virada com 85% dos domicílios preparados.

O uso de duas metodologias é resultado da falta de consenso entre radiodifusores e operadoras sobre o tipo de TV no domicílio considerada como apto a receber o sinal digital. Os radiodifusores optaram por uma metodologia mais conservadora, e as operadoras defenderam a manutenção do critério adotado em Rio Verde em relação ao universo de TVs de tela fina que já trazem o conversor de sinais embutido. Como não houve consenso, o Ibope vai fazer a projeção sobre as duas metodologias. Pelo critério dos radiodifusores, 30% dessas TV não têm conversores embutidos; pelo das operadoras; são 8%. O Ibope sugeriu um corte de 10%.

Anterior Rodrigues apresenta voto sobre contrato de concessão em dezembro
Próximos Anatel marca audiência sobre compartilhamento de infraestrutura