TV digital foi universalizada na capital paulista


(Crédito: Shutterstock/Emilia Ungur)
(Crédito: Shutterstock/Emilia Ungur)

Hoje, 21 de junho, mais uma capital brasileira e cidades do entorno terão os sinais de suas TVs analógicas desligados. Goiânia e outros 28 municípios vizinhos passam a ter exclusivamente a TV digital antes da meia-noite.

Esse desligamento sofreu atraso de 20 dias, porque na data anteriormente prevista (30 de maio) a Seja Digital (EAD), empresa responsável pelo financiamento da transição, não tinha conseguido atingir mais de 90% dos lares aptos a receber os sinais. Mas a última pesquisa já indicava que 92% das residências estavam prontas para a digitalização.

Para chegar a esse número, a Seja Digital, conforme seu presidente Antônio Carlos Marteletto, distribuiu um número muito maior de conversores do que o estimado: 400 mil, contra 300 mil previstos e continuará a distribuição, assim como ocorreu nas outras cidades, por mais 20 dias.

Na capital paulista já foi fechada a última pesquisa depois de passados 60 dias do switch off. Apurou que 99,6% dos lares paulistanos e entorno acessam a TV digital. A universalização dos sinais digitais de TV é também um tento importante, visto que muitos acreditavam que haveria redução no número de telespectadores de TV aberta, o que não está se confirmando.

 

Anterior Tráfego IP no Brasil crescerá abaixo da média mundial nos próximos cinco anos
Próximos Intel e Qualcomm perdem espaço no mercado de semicondutores