TV digital: DVB protesta contra cancelamento de testes e pede “independência”


A Coalizão DVB (padrão europeu) enviou nota à imprensa, hoje, 18, em repúdio ao cancelamento da autorização para transmissão de TV digital, prevista para ocorrer entre os dias 16 e 18 de maio, durante evento promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília. “Lamentamos que mais uma vez a sociedade brasileira tenha sido privada de conhecer …

A Coalizão DVB (padrão europeu) enviou nota à imprensa, hoje, 18, em repúdio ao cancelamento da autorização para transmissão de TV digital, prevista para ocorrer entre os dias 16 e 18 de maio, durante evento promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Lamentamos que mais uma vez a sociedade brasileira tenha sido privada de conhecer as potencialidades do DVB e de avaliar os diversos padrões. O cancelamento da transmissão, motivado pela não-participação do padrão japonês, é inaceitável. Outras explicações para o cancelamento, como a de que a autorização saiu em nome de uma empresa e não da Câmara do Deputados, são inconsistentes”, protestou a entidade.

A nota diz ainda “que é preciso independência das instituições (Congresso Nacional e Agência Reguladora) para que possam exercer com neutralidade suas atribuições.”

O comunicado dos europeus termina com um pedido: “solicitamos ao Congresso Nacional que interpele urgentemente os ministérios envolvidos na decisão sobre TV digital, para que sejam realizados testes comparativos detalhados, liderados por entidades oficiais neutras no processo, possibilitando avaliar as informações verdadeiras sobre cada um dos padrões.”

A Coalizão DVB já solicitou oficialmente esses testes comparativos desde fevereiro de 2006, mas até a presente data não obteve resposta.

(Da Redação)

Anterior TIM: promoção de voz e dados para PME
Próximos Operadoras e Anatel garantem cumprimento de decisão judicial em 48 horas