Tv digital: Anatel vai divulgar a migração de canais de TV de pelo menos seis estados na próxima semana


Na próxima semana deverá ser publicada para consulta pública uma grande relação de canais da TV analógica – municípios por município- que serão realocados para permitir a limpeza da faixa de 700 MHz. Esta faixa será leiloada para a telefonia celular e os canais de TV precisam ser indicados pela Anatel para qual outra faixa do espectro eles irão ocupar.

Segundo técnicos da agência, deverão entrar em consulta pública as novas faixas de canais para o restante do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro (algumas cidades desses estados já estão sob consulta pública), além dos estados de Espírito santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

 

A Anatel precisa tirar as emissoras de TV que ocupam hoje os canais de 52 a 68  (que estão bem no meio da faixa de 700 MHz) e indicar quais bandas essas emissoras vão ocupar na faixa mais baixa entre os canais 14 a 51.

 

O novo planejamento deverá ser concluído até o final de novembro, estima a Anatel. O conselho diretor já queria aprovar neste mês o novo regulamento de frequência de 700 MHz para destiná-la à telefonia móvel, já que hoje ela está ainda destinada para os serviços de TV aberta. Mas os radiodifusores reclamaram junto ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a agência teve que recuar.

Interferência

 

Os estudos de interferência – os radiodifusores alegam que o Japão, mais adiantado na implementação do padrão digital de TV, identificou interferência do celular sobre os sinais de TV – serão realizados em dezembro, informa a Anatel.

 

A ideia é fazer com que os dois segmentos interessados – os radiodifusores e as operadoras de telecomunicações -realizem os testes e a Anatel interfira apenas se precisar mediar alguma divergência técnica.

Anterior Confaz mantém descontos no ICMS da TV paga
Próximos Telefônica Vivo anuncia pagamento de dividendos