TSMC vai construir fábrica de chips de US$ 12 bilhões nos EUA


A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) anunciou planos de construir uma fábrica de US$ 12 bilhões no Arizona, nos Estados Unidos, segundo a Reuters. A fabricante de chips é fornecedora da Apple e da Huawei. O projeto teria recebido apoio do governo de Donald Trump, e seria mais uma tentativa de impactar as cadeias globais de fornecimento de tecnologia que servem à China.

A fábrica produzirá chips de 5 nanômetros e estima-se que criaria mais de 1.600 empregos. Esse plano, surgiu quando o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou as críticas às práticas comerciais chinesas durante a pandemia do novo coronavírus. A fabricante de chips de Taiwan disse que o plano era construir a fábrica em nove anos.

Atualmente, a Huawei está impedida de comercializar com empresas localizadas nos Estados Unidos, exceto se obtiver uma licença. A fábrica da TSMC, caso ainda existam tais restrições após a construção, poderá ser impedida de vender para a gigante chinesa.

PUBLICIDADE

Analistas do Credit Suisse disseram que as restrições propostas podem ameaçar 14% das vendas da TSMC da Huawei, aumentar as tensões EUA-China e atrasar o lançamento da rede móvel 5G. O governo Trump também está conversando com a Intel sobre novas fundições. (Com agências internacionais)

Anterior Anatel vai averiguar se RAN Sharing entre Claro e Nextel prejudica contratos existentes com a Vivo
Próximos Vivo doa ultra banda larga para hospital de campanha no Rio