PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Internacional

Trump sanciona resolução que veta entrada em vigor de regras de privacidade nos EUA

Texto, aprovado no Congresso em março, recebeu apoio de grandes grupos de telecom do país

dondald-trump-releaseO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na noite de ontem a resolução que impede a entrada em vigor de regras sobre a privacidade de dados pessoais no país. Pelos novos termos, provedores de acesso e operadoras que vendam o acesso à internet poderão capturar dados de navegação dos usuários, de uso de aplicativos, tratar eses dados e revendê-los.

As novas normas foram aprovadas pelo Congresso na semana passada, têm apoio de grandes grupos de comunicação do país, como AT&T, Comcast e Verizon. O texto veta regras impostas pela FCC, a agência reguladora do setor, ainda na gestão de Barack Obama, e que passariam a valer este ano, determinando que apenas provedores de serviços digitais, como Google e Facebook, poderiam coletar, tratar e revender dados de uso dos clientes, e apenas dentro de seus produtos.

Neutralidade
Circulam rumores na imprensa norte-americana que o próximo passo do governo Trump será suspender as regras de neutralidade de rede, também aprovadas durante a gestão Obama. O novo presidente da FCC já estaria estudando formas de retirar a classificação Title II dos serviços de internet, que os torna alvo de regulação tanto quanto serviços públicos de energia e saneamento, e pela qual, facilitam supervisão do Estado. (Com agências internacionais)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS