Trump quer banir operadoras de telecom estrangeiras dos EUA


O presidente dos EUA, Donald Trump, tomou medidas para que operadoras de telecomunicações estrangeiras percam licenças para atuar no país, se consideradas ameaças à segurança nacional.

O Comitê para Avaliação da Participação Estrangeira no Setor de Serviços de Telecomunicações dos Estados Unidos passa a ter tarefa de avaliar as licenças e aplicativos atuais e fornecer recomendações à Federal Communications Commission (FCC) para rejeitar, negar ou aprovar condicionalmente cada solicitação em nome da segurança nacional.

PUBLICIDADE

A medida formaliza pressões aplicadas à FCC, agência reguladora de telecomunicações,  para proibir a China Unicom e a China Telecom de renovar os acordos de interconexão assinados no início deste século. A China Mobile já perdeu a sua licença.

O comitê é liderado pelo procurador-geral dos EUA William Barr, com os secretários de Defesa e Segurança Interna também presentes.

O presidente da FCC, Ajit Pai, disse em comunicado que a ordem de Trump “permitirá que o Poder Executivo forneça sua opinião de especialistas à FCC em tempo hábil” e “permita que processemos essas aplicações mais rapidamente”. (com agências internacionais)

Anterior WhatsApp limita ainda mais o encaminhamento de mensagens
Próximos App permite receber entrega por comando de voz