dondald-trump-release

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor taxas à importação de produtos chineses, especialmente do setor de tecnologia. A medida pode gerar uma sobretaxa de US$ 60 bilhões à entrada de produtos do país asiático. A decisão teria sido motivada por roubo de propriedade intelectual e práticas injustas de competição.

Segundo o governo, ao menos quatro práticas chinesas são danosas para os EUA e justificam a medida. A primeira é exigir que empresas entrem no mercado do gigante oriental com um sócio local, havendo transferência de tecnologia. A segunda, consiste na obrigação de empresas dos EUA firmarem acordos de licenciamento que privilegiam fabricantes chinesas. A terceira é que a China foca a obtenção de tecnologias de ponta segundo interesses do governo e, por fim, usa de métodos de invasão e roubo para extrair dados de computadores de empresas norte-americanas.

A ordem para imposição de sobretaxas deve ser publicada em duas semanas, listando mais de 1,3 mil produtos. (Com noticiário internacional)