TIWS e Telecom Italia firmam acordo para contingência


A TIWS (Telefonica International Whosales Services), o novo nome da Emergia, acaba de assinar com a Telecom Italia um acordo de troca de capacidade de tráfego para usar o seu cabo submarino Lan Nautilus. Mais do que ampliar a capacidade de conexão de seus clientes com o exterior, entre eles a Telefônica do Brasil, o …

A TIWS (Telefonica International Whosales Services), o novo nome da Emergia, acaba de assinar com a Telecom Italia um acordo de troca de capacidade de tráfego para usar o seu cabo submarino Lan Nautilus. Mais do que ampliar a capacidade de conexão de seus clientes com o exterior, entre eles a Telefônica do Brasil, o objetivo do acordo, segundo Fábio Micheli, diretor executivo de redes da operadora, é garantir uma terceira contingência física. Esse acordo faz parte do pacote de medidas anunciadas pela Telefônica para melhorar a qualidade e a segurança de sua rede de dados, especialmente de seu serviço de banda larga, o Speedy, que está com a comercialização suspensa, por determinação da Anatel.

Depois desse, relata Mitsuo Shibata, diretor geral da empresa no Brasil, a TIWS pretende assinar acordos semelhantes com outras empresas de cabo submarino, um mercado no qual não há escassez de oferta mas que enfrenta crescente aumento da demanda. Nos últimos anos, a demanda tem dobrado na região e os investimentos em expansão da TIWS este ano são da ordem de € 45 milhões.

GlobeNet também amplia capacidade

O crescimento do acesso à internet e dos serviços de banda larga, ao lado de novas aplicações, especialmente as que envolvem vídeo, e da explosão das redes sociais também tem levado a GlobeNet, hoje pertencente à Oi, a ampliar a capacidade de seu sistema. Diante do crescimento do mercado latino-americano, a empresa concluiu um upgrade do seu duplo anel submarino, chegando à capacidade máxima de 300 Gbps. (Da redação)

Anterior Concessionárias pedem 2% de reajuste na tarifa de telefonia
Próximos Sardenberg prevê posição da Anatel sobre Speedy em 15 dias