TIM terá nova operadora na Itália


Data: 14/10/2016 Editoria: Empresas Reporter: Ivone Santana Local: Rio de Janeiro, RJ Pauta: Entrevista exclusiva com o novo CEO da Telecom Italia Setor: Telfonia Personagem: Flavio Cattaneo, CEO da Telecom Italia, fotografado no hall de espera da Tim Tags: Azul, celular, italiano, Fotos: Leo Pinheiro/Valor
A TIM vai lançar uma operadora móvel virtual (MVNO) na Itália. A confirmação do plano foi feita por Flavio Cattaneo, CEO do grupo Telecom Italia, a um jornal local. Segundo ele, a MVNO terá um público específico, de nicho, formado por quem gasta muito pouco.

A iniciativa seria uma reação à entrada na operadora francesa Iliad no mercado italiano, que embora ainda não tenha previsão de começar as operações no país, teria deixado vazar planos de oferecer serviços a preços muito mais baixos que os da concorrência. O temor se justifica. Quando lançou sua operadora móvel na França, sob a marca Free, chegou a oferecer planos de € 2 por mês.

A Iliad é será a compradora de ativos da CK Hutchison e VimpelCom. Estas empresas iniciaram a fusão de suas operações locais, formando a maior tele do país. Em contrapartida, deverão vender parte dos negócios para a francesa. A operadora móvel resultante da fusão unirá as marcas Wind e Three, e deve começar a operar já em janeiro de forma integrada, após cortes de mais de 1,5 mil postos de trabalho. Conforme notícia da Bloomberg, mais cortes deverão acontecer ao longo do primeiro semestre de 2017.

Segundo Cattaneo, o CEO do grupo TIM (Telecom Italia), o lançamento da MVNO se dará “nos próximos meses”. Enquanto, a seu ver, a Iliad não consegue se lançar antes do final de 2017.

Anterior Operadoras vão investir 0,7% a mais neste ano, no mundo
Próximos Anatel publica TAC da Telefônica