TIM recebe prêmio de acessibilidade da Anatel


Nicandro Durante (Tim): esforços para o prêmio em 2020

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entregou hoje, 16, em sua sede em Brasília, a primeira edição do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações. A TIM  foi a vencedora da premiação, que faz parte da nova estratégia adotada pela agência para estimular o cumprimento de normas por parte das operadoras. Além da TIM, as outras quatro maiores prestadoras de serviços de telecomunicações foram avaliadas pela agência: Claro, Oi, Sky e Vivo.

“Em vez da sanção, que acaba gerando ações na Justiça, estamos procurando estimular os procedimentos que assegurem o cumprimento das normas”, disse o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, citando que o prêmio tem três itens obrigatórios e um item de ações voluntárias.

A TIM apresentou a melhor acessibilidade de website e melhor classificação no quesito Ações Voluntárias. A Vivo registrou o melhor atendimento nas lojas. A Oi apresentou a maior eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada.

De acordo com Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declararam pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora, mental ou intelectual, o que representa 23,9% da população brasileira.

O evento teve a apresentação da Companhia Ballet de Cegos, o único grupo do gênero no mundo, com a participação de quatro bailarinos. A cerimonia contou com a presença da Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, que é professora de Libras ((Língua Brasileira de Sinais), e da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é cadeirante e tem forte atuação parlamentar a favor do segmento.

Rankings

O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) e resultou em diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018. Para o cálculo, foram consideradas a acessibilidade na página da Internet (chamada pela agência de API), o atendimento especializado em estabelecimentos (ASA), a eficiência dos mecanismos de interação nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA) e as ações voluntárias (AVI).

O resultado foi:

Posição no Ranking Prestadora
1º lugar TIM
2º lugar Vivo
3º lugar Oi
4º lugar Sky
5º lugar Claro

Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as avaliações foram as seguintes:

Classificação API ASA ERA AVI
TIM Vivo Oi TIM
SKY SKY Vivo VIVO
Claro Claro TIM Claro
Oi TIM Claro Oi
Vivo Oi SKY SKY

 

Anterior Netflix diz não ver ameaça de novos entrantes no mercado de streaming
Próximos Presidente da Anatel diz que tem muita falácia sobre o PLC 79