TIM inicia pela Rocinha projeto de colocar 10 mil hotspots no país até final de 2012


 

A TIM anunciou, nesta segunda-feira (5), o projeto-piloto de internet sem fio na Rocinha, no Rio de Janeiro. A iniciativa é parte do projeto da operadora de ter mais de 10 mil hotspots instalados no Brasil até o final de 2012. “Na Rocinha estamos iniciando com 25 hotspots e essa rede Wi-Fi, combinada com a rede de fibras da TIM Fiber (ex-AES Atimus),vai permitir uma velocidade de 2 Gbps na Rocinha”, informou o presidente da operadora, Luca Luciani.

O executivo destacou a aposta da TIM na nova classe C, lembrando que a Rocinha tem 150 mil moradores e que 22,5% desses habitantes estão na faixa entre 20 e 30 anos. A renda média dos moradores é de R$ 480 e a oferta da empresa para seu serviço móvel de banda larga será mantida nos atuais 50 centavos que cobra para navegação ilimitada, por dia. Além da venda do serviço para clientes TIM, a operadora vai abrir a internet para os moradores da comunidade, porém, neste caso, o acesso será limitado a sites de serviços de utilidade pública.

 

Na oferta comercial, a estimativa é que a rede instalada tenha capacidade para atender mais de mil usuários, conectados simultaneamente a 1 Mbps. “Na medida em que houver consumo vamos instalando mais antenas”, destacou Luciani.

Democratização

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, destacou a iniciativa da TIM para a democratização do conhecimento. “Há dez anos as pessoas queriam ter um celular e hoje querem ter acesso à internet”, comentou. Ele lembrou que o governo do Estado, numa iniciativa com a PUC, implementou há dois anos uma rede Wi-Fi na Rocinha, com 84 antenas e que tem hoje 4.500 acessos diários. “Um dos objetivos da Secretaria é combater o analfabetismo funcional, a internet é um meio para isso e vai ser um grande negócio para a TIM”, disse.

Anterior Câmara pode reduzir a zero tributos sobre TV paga e internet para escolas
Próximos SAP compra empresa de computação em nuvem por US$ 3,4 bi