TIM conclui trecho Tucuruí/Manaus de seu backbone no Norte do país


A TIM informou nesta quinta-feira (22) que concluiu mais uma etapa do processo de expansão de sua rede na região Norte, finalizando o trecho entre Tucuruí (PA) e Manaus (AM). A operadora, agora, está em fase de testes de transmissão dessa parte do backbone, que será compartilhado com a Telebras e Telefônica Vivo. Quando concluído, o “linhão” atravessará três estados da Amazônia – Pará, Amazonas e Amapá.

A conclusão dos testes deve acontecer em poucos dias e a previsão é que a operação comercial do trecho até Manaus se inicie em setembro, informou a operadora. O backbone em fibra óptica deve aumentar em 100 vezes a capacidade de transmissão na região Norte, atualmente atendida basicamente por Satélite. A companhia iniciou o projeto em 2011, com a assinatura do contrato com o consórcio LT Amazonas, que constroi uma linha de transmissão elétrica na região. 

A conexão por fibra será posteriormente extendida para chegar a 27 cidades. As linhas do projeto LT Amazonas passam pelos seguintes municípios: Nhamundá, Parintins, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Manaus, no Amazonas; Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, no Amapá; e Almerim, Porto de Moz, Vitória do Xingú, Anapu, Pacajá, Tucuruí, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa e Faro, no Pará.

Os cabos de fibra ótica OPGW (Optical Ground Wire) são transportados por meio de 3,6 mil torres de linhas de transmissão e oito subestações de energia interligando as cidades de Tucuruí (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM). (Da redação)
 

Anterior YouTube terá canal pago no Brasil
Próximos Exportações de celulares crescem, mas ainda acumulam perdas de 42% em julho.