TIM ativa rede 5G experimental em São Paulo


A TIM e a Ericsson ativaram uma rede 5G que usa o espectro de 3,5 GHz no Cubo Itaú, em São Paulo. O local reúne empresas nascentes inovadoras. A rede poderá ser usada pelas startups ali instaladas para o desenvolvimento de aplicações para indústria 4.0, saúde, educação, tecnologias imersivas e IoT.

A operação experimental foi autorizada em setembro pela Anatel. A TIM já tem rede NB-IoT instalada no local, dedicada ao desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas.

Segundo a operadora, as empresas do local interessadas em usar a rede 5G poderão passar por oficinas de capacitação com pessoal da empresa, de Ericsson e Intel. Caso planejem desenvolver soluções, terão acesso a módulos, ferramentas e SIM cards compatíveis.

A rede ativada no Cubo não é primeira em caráter experimental com quinta geração feita pela companhia. A operadora já possui três laboratórios 5G em Florianópolis (SC), Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí (MG), além de lojas da operadora na capital paulista. (Com assessoria de imprensa)

Anterior IX.br ultrapassa marca de 8 Tbps de pico de tráfego
Próximos Concluída a venda da Nextel para a Claro